Ilustração. Foto: Pixabay
em de

Corruptos pela própria natureza

A corrupção está em todos os lugares e começa dentro da nossa própria casa

Somos corruptos pela própria natureza. Falo isso de forma generalizada sem tirar e nem pôr. Não tem como escapar da linha da corrupção que está presente em todo o território nacional, em todos os lugares. Cada um praticando crimes mais graves do que outros e mesmo assim se acham no direito de falar mal da corrupção, dos corruptores e dos corrompidos.

ENTENDENDO O QUE É CORRUPÇÃO

Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

  • Corruptor: aquele que propõe uma ação ilegal para benefício próprio, de amigos ou familiares, sabendo que está infringindo a lei;
  • Corrompido: aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de dinheiro, presentes ou outros serviços que lhe beneficiem. Este indivíduo também sabe que está infringindo a lei;

Fonte: https://www.significados.com.br/corrupcao/


Nós brasileiros somos corruptos pela própria natureza, não nascemos assim, mas nos tornamos no decorrer do dia a dia com as nossas atitudes e ações. Para muitos só existe corrupção na política, a primeira imagem que vem na cabeça quando ouve falar de corrupção é de Brasília ou de algum político, mas não é bem assim.

A corrupção vai muito mais além da política e ultrapassa os limites territoriais de Brasília. Ela também está presente no judiciário, nas empresas, nas escolas, nas universidade, etc. ou seja, em todos os lugares principalmente nos nossos lares. Na verdade, dentro da nossa própria casa é onde ela começa:

  1. Quando o filho chantageia os pais para obter algo ou vice-versa.
  2. Quando os pais orientam os filhos a praticar justiça com as próprias mãos contra coleguinhas na escola.
  3. Compra de produtos ilícitos, aplaudir atitudes desonestas dos filhos etc.

Os exemplos são infinitos quando se trata de corrupção nas famílias, algumas são leves e outras graves e os corruptos sempre tentam justificar suas práticas falhas ou criminosas.

Eu classifico a corrupção da seguinte forma:

  • Corrupção Leve = coisas simples do nosso cotidiano como calotes, infrações leves no trânsito etc.
  • Corrupção Grave = lavagem de dinheiro, contrabando, compra de produtos ilícitos, violação de direitos autorais etc.

Nesse sentido, não tem como ninguém escapar da corrupção, porque todos nós cometemos pequenas infrações no nosso cotidiano. Infrações que violam as leis, que prejudicam alguém ou algo e que nos torna corruptos.

Quem nunca comprou um DVD pirata? Quem nunca se beneficiou da pirataria? Cada vez que alguém compra um produto pirata, está contribuindo com a corrupção e incentivando cada vez mais a prática criminosa de comercialização de produtos piratas, sendo que impostos altos não justifica tal ato.

Da mesma forma contribui com a corrupção e sonegação de impostos quem tem costume de comprar produtos e não exigir nota fiscal ou o cupom fiscal e também não exigir seus direitos quando um produto está exposto sem preço na prateleira (por lei, um produto só pode ser exposto com o preço) e isso é uma violação do Código de Defesa do Consumidor comum em todo o Brasil.

No judiciário, advogados são os piores corruptos, pelo menos alguns canalhas sem ética e sem princípios que defendem bandidos sabendo que está agindo errado. Não tenho nada contra os advogados, apenas não confio na honestidade de alguns.

Mas afinal de contas, quem tem moral para criticar a corrupção?

Pela teoria, ninguém e pela prática nenhuma pessoa. O ser humano é falho! Em termos cristãos: é fruto do pecado e todos estão sujeitos a crimes, delitos, erros; ninguém escapa, porém temos que observar a que a corrupção se refere. Em muitos casos é preciso usar o bom senso. O fato de alguém ter comprado um DVD pirata não lhe tira o direito de criticar um político que desviou recursos públicos, mas essa pessoa será hipócrita se criticar quem compra DVD pirata. Da mesma forma que um fumante não pode criticar quem fuma, ou seja, ninguém pode criticar algo no qual também pratica.

“O ser humano é falho, ninguém fica de fora da linha da corrupção e em muitos casos nós criticamos as coisas que nós mesmos fazemos.”

Assim entendemos que o ser humano é falho, que ninguém fica de fora da linha da corrupção e em muitos casos nós criticamos as coisas que nós mesmos fazemos. Por isso é necessário fazer um exame de consciência antes de sair apontado os erros dos outros e evitar a prática da corrupção grave, porque a leve todos praticam ou praticará um dia. Apenas não deixe de denunciar a prática da corrupção grave, mas saiba: se você a pratica, um dia também será denunciado e punido porque tudo que a gente faz, a gente paga na mesma moeda ou pior.

De uma forma ou de outra, a corrupção nunca é legal. Evitá-la é um desafio que termos que encarar todos os dias. Afinas de contas, “quem não tiver pecado, atire a primeira pedra” (Jo 8,1-11).

*Os comentários não representam a opinião do blogue, a responsabilidade é do autor da mensagem. Antes de comentar, leia os Termos e Condições de Uso.

Deixe sua opinião

Ilustração. Foto: Pixabay

Arrependidos de ter votado em Bolsonaro

Foto: Reprodução/Twitter

Governo Bolsonaro erra até nas propagandas